Respostas do Herman
Olá Herman!
Parece que temos um Hora H cada vez melhor não é? Estou plenamente convencido que o Herman é um espécie de vinho do Porto… melhora com o passar dos anos! O Hora H está cada vez mais refinado, já superou há muito aquele que era para mim o melhor programa da “casta Herman” : o Humor de Perdição.E é principalmente sobre este que lhe queria fazer uma pergunta: que lembranças é que tem da gravação deste programa? Aqueles textos do Miguel Esteves Cardoso eram simplesmente maravilhosos! Foi dos primeiros programa do Herman que vi com e FELIZMENTE o meu pai gravou tudo isso em vhs e pude ver e rever mais tarde… ainda hoje quando revejo apanho coisas novas nos textos (que são de uma riqueza enorme). Boas recordações desses tempos? Aquele elenco seria hoje em dia considerado um luxo! Outra questão, em jeito de sugestão/atrevimento: quando é que temos um encontro entre a Tia Pardoca e o Yuri Tupolev algures pela CNN? Acho que o contraste entre os dois personagens seria giro, fica a sugestão… ;)
Abraço!João Pascoal
Caro João,
O Humor de Perdição foi escrito quase todo por mim, com muita dor e muita paixão. O MEC funcionava como catalizador, mas só nas entrevistas históricas. O Carlos Paião escrevia as cantigas do "Show do Esteves".
É o mais experimental dos meus programas, e o mais polémico - lembro que foi suspenso a dois programas do fim. Do seu elenco tenho saudades do Miguel Guilherme e da querida Lídia Franco, a mais solidária e grata das minhas colegas. Devo dizer que neste momento tenho um elenco que está ao nível dos melhores que jamais tive. Acho que a maior parte do público ainda não se apercebeu, mas a seu devido tempo lhes será feita justiça.
Os próximos 3 programas vão ser atípicos.
Como vamos fazer uma paragem de 15 dias, vai surgir muito material pré gravado, o que faz com que a Anabola regresse em força à antena, o que não deixa de ser irónico.
Atrevo-me a dizer, que o melhor do Hora H surgirá a partir de Setembro.
Por essa altura, já teremos testado tudo o que temos a testar, e estaremos com mais "pica" do que nunca.
Assim haja muita gente com o teu espírito para entender o nosso trabalho.
Abraços !
Herman.
Parabéns pelo Hora H, está cada vez melhor, e acho que finalmente encontrou um rumo. Com sátiras à actualidade e sketchs fantásticos. Continue, agora sim o Hora H conseguiu prender-me nas noites de domingo, ou melhor, nas madrugadas de segunda feira. Acho que se justificava um melhor horário, agora está satisfeito com o programa, tinha a noção que anteriormente a coisa não estava a correr tão bem? Quem impulsionou a mudança, foi o Herman mesmo? Se foi parabéns e muita força para aguentar esta gente hipócrita e mesquinha, que não sabe dar valor ao que de bom se faz neste país. Um abraço Rui
Caro Rui, não te esqueças que também eu sou meu espectador. Também eu não me contento com pouco. Também eu quero chegar a domingo à noite (ou segunda de madrugada) e ter razões para estar acordado. Por isso o Hora H nunca será um programa estático nem adormecido ! Quanto ao horário, a coisa é mais complicada... Como sabes em televisão comercial, que manda são os aparelhos de audimetria, e esses, ainda não estão tão convencidos da bondade do programa quanto nós !
Parabens pelo blog ja fazia falta, agora toda a gente tem um blog porque é que o maior humurista português nao havia de ter. Sou da geração que cresceu a a ver o herman, bons momentos passados a rir em frente a tv desde os tempos do tal canal até a missa da tarde que era a roda da sorte. Sou da mesma opinião do herman que as pessoas com talento não deviam desaparecer, é uma grande chatice. Se algum dia tiver filhos tenho pena de eles nao rirem o que eu ri a ver o herman . Faz falta artistas como o herman para animar isto e é bem dificil ser artista em portugal porque os portugueses nao conseguem ver o sucesso dos outros com bons olhos ainda somos um pais de invejas mas enfim podia ser pior. E para quando um talk show ao estilo do jay leno ? Mário
Caro Mário, em mais de trinta anos de viagens, conheço muitos paises, mas nenhum em que a sobrevivência artística seja tão dura como neste. Portugal hoje em dia consegue fazer um triste pleno entre justiça disfunconal, poderes do estado entregues a amadores e lunáticos, inveja destruidora, e pobreza. Viver em Portugal passou a ser mais do que um desfio, é um jogo perigoso. Cabe à tua geração mudar as coisas, porque com os governantes actuais não vamos lá ! Quanto ao talk show, ele só seria possível numa lógica de canal publico. A guerra das audiências têm funcionado como o eucalipto - seca tudo o que não seja novelas e "trash TV"...
Existem sempre muitas questões a curiosidades a querer esclarecer acerca de um artista deste "calibre" mas agora poucas são as que me ocorrem. Louvar o profissionalismo e a perspicácia humoristica do Herman é lugar comum... Mas é a realidade!Questões, Comentários?Bem quero apenas dizer que HORA H tem tido picos.... como fã sou fiel e não perco.... mas por vezes dou por mim um programa inteiro sem conseguir soltar uma gargalhada daquelas... outros programas há em que quase não tenho tempo para me rir com uma cena porque assim perco a "graça" de outra!Gostava de ver no final do programa mais cenas das gravações.... é de morrer... à semelhança do que acontece no DVD das Anedotas.... Já vi mais vezes os takes das gravações do que as anedotas todas.... De qualquer modo.... foi um lançamento que merece ser repetido!Mais programas em DVD é o que sugiro! YURI- uma das personagens que mais gozo me dá.... tem andado desaparecido... Retornou à Ucrânia?Por hoje é tudo.Bem Hajam,Filipe
Caro Filipe, o Yuri volta já este domingo na companhia da sua mãe. Quanto a bloopers, chamo-te à atenção para o final do programa 20 que irá para o ar no domingo 8 de Julho. o Júlio Flores está a cobrir uma reportagem do INEM onde se aborda a respiração boca a boca... E mais não digo ! :-)
A: Sr. Herman José. Não sei como começar a escrever para um senhor como o Herman, mas apresento-me tenho apenas 15 anos, chamo-me Edgar, sou de Maiorga – Alcobaça. Não sei se ter apenas 15 anos lhe é estranho, não é que seja uma pessoa indicada para falar da sua carreira embora o muito que sei basta para ficar deliciado consigo, com “O verdadeiro Artista”, simplesmente o acho magnifico. Acompanho-o sempre que posso no seu programa actual, sem mais nem menos “sou apugilista”… o Hora H é muito bom, o humor é de chegar ao fim e aplaudir, sentado num sofá, como se estivesse a vê-lo num palco. Queria ser breve mas não posso perder a oportunidade de lhe dizer mais umas pequenas coisas, como disse desde a alguns anos pesquiso e procuro saber mais sobre Sir Herman, para viver melhor, por isso quem me rodeia por vezes acha esquisito o meu gosto por si, nas aulas sou dos alunos mais irreverentes, falo com os meus professores muito à vontade nas minha conversas lá ponho o seu nome e frases antigas que o marcaram… á pouco tempo um dos meus professores propôs um trabalho à minha turma com tema livre, era um PowerPoint com + ou - 20 diapositivos, o professor disse me que o meu trabalho era dos que teria mais dificuldade de pesquisar, “arranjar material”, eu disse lhe que ia provar o contrario, adorei fazer o trabalho, ainda não sei a nota do mesmo, mas comprovei certamente que sabia muito mais do Herman do que o professor imaginava. Enfim não me quero alargar mais a escrever, mas só terminar com um agradecimento, porque me faz sentir muito bem, tinha que o fazer, muito agradecido. Espero que leia nem que seja só uma vez, muito rápido este e-mail, deste seu admirador, que o respira…Edgar Félix.
Caro Edgar, sabes que me emociona muito a ligação que gente da tua idade tem ao meu trabalho ? Primeiro porque me faz sentir útil e vivo, mas sobretudo, porque a vossa vida por ser curta, ainda não foi inquinada por desgraças, desgostos, traições... É como se vocês estivessem num estado bacteriologicamente puro, que vos permite avaliar o nosso trabalho de coração aberto, sem filtros nem ideias préconcebidas. Espero um dia ir fazer um espectáculo para essas bandas e ter o prazer de te conhecer ! Pelo meu lado vou continuar a esforçar-me para não atraiçoar a tua militância ! :-)
Amigo Herman!
Não vou fazer grandes introduções, sou sua fã, e admiro-o como homem. A minha pergunta tem a ver com uma fase particularmente dificil da sua vida e que sempre me causou alguma curiosidade, como foi viver e superar o caso Casa Pia ? Não se sente todos os dias com uma espada em cima da cabeça ? Eu vou ser sincera, sofri com tudo o que ouvi a seu respeito, é triste a forma como se tratam os grandes deste país, e na minha opinião o Herman foi mais uma vítima por ser tão importante na nossa sociedade. Tenha cuidado não tarda ainda o vão acusar de ter raptado a menina inglesa Madeleine! Lol Brincadeira à parte, é bom ver que não o perdemos para um qualquer país estrangeiro, mesmo depois de ter sido tão maltradado por cá! Obrigado por isso e por tudo o resto! Beijinhos Tânia Cristina!
Cara Tânia, o processo Casa Pia é uma história que está por contar, e um dossiê que só poderá ser reaberto quando o julgamento chegar ao fim. Se um dia o PGR resolver mandar investigar o que ficou por investigar, não tenho a menor dúvida de que o País terá grandes e desconcertantes surpresas. Pessoalmente, o desgosto que senti, foi largamente ultrapassado pelo apoio que nunca deixei de ter por parte de quem me estima. Não imagino pior crime do que aquele de que me tentaram acusar. Por outro lado, ele está tão nos antípodas daquilo que eu seria capaz de fazer, que nunca deixei de olhar para o surrealismo da acusação com um irónico sorriso...
Como foi conhecer tantas personalidades internacionais ? Sim tu és a nossa Oprah em versão macho alemão claro! Ehehehe! Quem foi que mais gostaste de conhecer e porquê? E já agora quem achaste insuportável, convencido ou simplesmente não foste com a cara dele/dela ? Estou super curiosa para saber, eu adorei ver o Ricky Martin no teu programa sou fã dele!
Um Beijinho Bom...aliás todos os beijinhos bons que quiseres! Lol. Rita
Cara Rita, o Ricky é um querido ! Um tipo simples, aberto, sorridente, e muito profissional. Também te digo que é melhor em imagem do que ao vivo ! Portanto não fiques muito triste de não o conhecer... Tenho muitas saudades dos tempos em que o HermanSIC era uma placa giratória de tanta gente importante. Recuso-me a acreditar que Portugal não tenha direito a voltar a tempos mais glamorosos...
Boa Tarde Herman José!
Gostaria em primeiro lugar, de mostrar toda a minha admiração e respeito pelo seu trabalho, sou fã incondicional, desde os tempos do Senhor Feliz e Senhor Contente, nunca haverá outro como o Herman, pois reúne “n” características que noutros faltam, passo a referir, uma vasta cultura geral, uma imensa inteligência, ser poliglota, é cantor, actor, director de actores, músico, escritor...enfim não saía daqui só a enomerar as suas qualidades, mas é sem dúvida um artista pouco comum, e mais completo do que a maioria, o seu mal foi nascer em Portugal, onde adoram destruir os artistas que tanto fizeram para ajudar a desenvolver mentalidades mesquinhas e ignorantes, mas pelos vistos estas permanecem e em força! Felizmente, ao que vejo por este fantástico blog, ainda tem muitos fieis seguidores. A pergunta que lhe gostaria de fazer tem a ver com o Hora H, o seu mais recente programa, para não variar gosto imenso, mas tenho ouvido várias críticas, o que me diz delas ? Acha que são justas ? Quando dizem que o CNN é o Tal Canal moderno. E as audiências, o programa vai continuar até ao próximo ano como estava previsto ? Consegue apesar de tudo o que se tem dito sobre o programa continuar com a mesma motivação e convicção que está a fazer um produto de qualidade ? Eram SÓ estas as minhas dúvidas! Para a semana mando mais, há que dar oportunidade a todos! E um muito obrigado à Joana por este grandioso trabalho, nem sabes a alegria que dás a nós fãs, todos os dias passo pelo teu estaminé e já sou teu fã também! Lol
Um beijinho para ti e um abraço do tamanho do mundo para o Herman!
José Mota
Caro José, eu adoro o Hora H e sinto que estamos a fazer o máximo possível entre verba disponível / capacidade de trabalho / horas de gravação. Também sinto há que cada vez mais gente a aderir à nossa linguagem, que entendo não ser a mais fácil para quem se habituou a formas mais mastigadas e imediatas de consumir formatos humorísticos. Pessoalmente estou muito motivado, e em estado de paixão pela minha nova equipa de actores.
Vou-lhe pedir algo que ainda ninguém pediu, é que é para mim uma delicia ler o que escreve, então a única coisa que lhe peço, é que escreva, divague , desenvolva um assunto qualquer que lhe venha à cabeça neste mesmo instante! JMúsica, literatura, cinema, moda, etc....Algum cantar no qual esteja viciado, uma comida que lhe está a apetecer comer neste momentos!enfim qualquer coisa, só o quero ler!:) Kika!
Grande Kika, neste momento 99% do meu cérebro está ocupado com a minha partida para a semana para NYC. Os restantes 1% são para assegurar as funções vitais !
Obrigado Joana. Afinal havia um programa ainda mais antigo do que o Flor do Éter, este Rebéubéu Pardais ao Ninho. Era a este que me referia. Lembro-me que na altura o Carlos Cruz, Mário Zambujal e demais equipa do Pão Com Manteiga terem editados 2 (ou 3) livros chamados Pão Com Manteiga e que no fundo eram os textos do programa de rádio. Pena isso nunca ter sido feito com os textos de rádio do Herman. Assim como também não sabia que o Estebes era mais antigo do que o Tony Silva (ou o Tony Silva antecedeu o Estebes no Passeio dos Alegres? Tás a ver, o Herman precisava era de alguém que compilasse uma biografia daquelas mesmo bem feitas, hard cover, imagens, datas, textos de rádio, tv, etc. Uma verdadeira “Herman Enciclopédia” Se lhe quiseres passar esta mensagem… não que me esteja a oferecer para fazer isto (que até fazia) mas que ELE merece e a memória colectiva deste país precisa, lá isso é verdade. Joao
Caro João, não posso deixar de te dar razão. Sou um bocado descuidado na preservação desse património. Talvez por ser um insatisfeito e nunca parar para olhar para o meu umbigo. Mas com fãs da Vossa qualidade, um dia destes vou mesmo ter de levar a "coisa" mais a sério !
Olá Herman
Parabéns e obrigado por tudo o que nos tens dado, acho que isto basta J És um artista raro! Agora a simples perguntinha: O que é que o comove realmente, e o que é que o indigna ? Marco Patricio
Olha Marco, comovem-me tipos generosos como tu, que têm essa capacidade de gostar. O que mais me indigna ? O único e grande problema que não tem solução: a morte ! Não sei se já te desapareceu alguém querido, mas é a mais revoltante das situações.
Olá Tio Zézinho!
Li numa das suas resposta da passadas que à uns anos achava o Tony Carreira um tonto por dar tanta importância aos fãs, e que tinha sido preciso chegar aos 50 para aprendar a dar o devido valor para com quem lhe mostra carinho, a pergunta que tenho é, porque é que antes não o fazia ? Porque é que foi preciso chegar aos 50? Agora já perdes horas a dar autografos e tirar fotos com os fãs? Antigamente nunca perderias tempo a responder a fãs como o fazes no blog?
E que tal fazeres um encontro de fãs Hermaniacos? No Hora H ou assim? Pensa nisso. Com todo a admiraçao e carinho do mundo.
Diana
Cara Diana, essa proposta do "grande encontro" é maravilhosa ! Temos sériamente de começar a pensar nisso ! Tipo um grande espectáculo com bilhetes a preços simbólicos para oferecer a uma instituição de solidariedade (porque não a SOL da minha amiga Teresa Almeida) com direito a cocktail e confraternização "after show" ! Quanto à história de dar ou não dar importância a quem gosta de nós, eu acho que tem a ver com maturidade. Passei tantos anos embrenhado em trabalho, compromissos e obrigações, que nunca parei para pensar no mais importante.