Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Herman José

Herman José

Herman regressa à Antena 1

Joana, 25.03.08

Rádio: Herman José caricatura o país na Antena 1 a partir de 2ªfeira e admite voltar à RTP

 

O humorista Herman José anunciou hoje que vai regressar à rádio pública no final do mês com novas crónicas e personagens a caricaturar o país, tendo admitido voltar a fazer televisão na RTP.

 

"A RTP está sempre nos meus horizontes, nunca é indissociável do que estou a fazer. Para mim é uma honra estar a trabalhar no grupo e se isso tiver que acontecer, há-de acontecer, mas sem traições nem facadas nas costas", sublinhou o humorista na apresentação do seu novo programa na RDP.

 

"O Tal País" será o nome do novo programa de crónicas da Antena 1 que marca o regresso do humorista à rádio, meio que sempre serviu de laboratório para experiências humorísticas e onde nasceram programas como "Boião de Cultura", Herman Zap" e "Herman Enciclopédia".

 

"Todas as minhas boas personagens começaram na rádio", recordou Herman José, adiantando no entanto que vai tentar não repetir personagens, embora determinadas imitações, com seus sotaques, possam lembrar algumas já existentes.

 

"Vou tentar fugir de mim próprio, mas é difícil", assume o humorista, que neste programa irá retratar Portugal através dos seus "cromos", das suas figuras mais caricatas - dos espertalhões aos totós, da política à vida quotidiana.

 

Contudo, Herman José considera haver situações na vida real com muito mais piada do que qualquer imitação humorística que se tente fazer, e dá como exemplo as imagens televisivas do primeiro-ministro, José Sócrates, a falar espanhol com o seu homólogo José Luis Zapatero.

 

"É impossível fazer melhor do que isto, porque o original já está feito, os cromos já existem", afirma, reconhecendo que os temas políticos estão entre os seus favoritos e vão dominar muitas das crónicas que a rádio passará a transmitir diariamente a partir de segunda-feira.

 

"Tenho saudades de voltar à política. Fazia-se humor político, mas depois saiu de moda. Agora começa a ser interessante ouvir humor à volta da política. O estado em que está o mundo não permite que se passe à margem. É capaz de ser estimulante", afirmou.

 

"O Tal País" consistirá numa colecção semanal de flashes sobre o Portugal contemporâneo e as figuras e situações que o estereotipam, tendo este novo programa a particularidade de lançar uma quarta geração de novos escritores a trabalhar com Herman José, explicou o director da RDP, Rui Pego.

 

"Temos vindo a desenvolver uma linha de humor na Antena 1, com o Portugalex, que o Herman vem consolidar com um humor feito em cima da actualidade, da realidade do país. A rádio deve reflectir essa realidade", afirmou.

 

Para Rui Pego, "era um imperativo recuperar Herman José, que faz parte do património da Antena 1".

 

"O Tal País" estreia na Antena 1 no dia 31 de Março e decorrerá de segunda a sexta-feira com uma duração diária de aproximadamente 3 minutos, primeiro às 08:55 e depois às 17:55.

 

O programa terá difusão também na Antena 3, à tarde, embora não esteja ainda acertado o horário exacto, e terá uma emissão especial para a Internet.

 

Quanto ao contrato, Herman José adiantou tratar-se "de um acordo de cavalheiros" que vai sendo renovado enquanto as partes assim o quiserem, não havendo data prevista para o fim do programa.

 

Para já continua em aberto a possibilidade de outros elementos virem a colaborar com o humorista nas crónicas, embora para já esteja previsto começar sozinho.