InicioBiografiaEspetáculosHerman RespondeEntrevistasVídeosFotosChatFãs
Sábado, 24 de Novembro de 2007
Respostas do Herman

Que podemos esperar nós do Herman Circo? E depois deste especial, o que se segue? Zé Carlos

 

O Herman Circo vai ser um programa muito normal, muito familiar, e sem grandes surpresas, menos a minha camisola, que é do Lucien Pellat Finet, custou o equivalente a meio cavalo, e tem um palhaço com Swarosvki no nariz !

                    

 

Caro Herman José, estou a contactá-lo do jornal escolar Escrito, da Escola Secundária de Casquilhos, no Barreiro, para lhe colocarmos algumas questões para um artigo que estamos a desenvolver sobre o humor em Portugal. Ficariamos agradecidos caso obtivessemos uma resposta sua para este mesmo endereço de e-mail. Obrigado, Helder Rodrigues. Perguntas:

 

- Qual a sua opinião sobre o humor em Portugal?

 

Está num fase excelente. Mas acredito que o melhor está a chegar. O êxito dos Gato são prenuncio de grandes surpresas que estão por ai a rebentar…

 

- Ser humorista é a profissão mais dificil do mundo?

 

Ser humorista só, não. Ser humorista, famoso, com uma carreira de trinta anos, sem religião, nem lóbis, nem filiação partidária, e em Portugal, isso sim, é uma profissão de altíssimo risco !

 

- O humor ainda é censurado?

 

Claro que sim. À posteriori. De formas muito perversas, e com recurso a técnicas herdades do ante-24 de Abril !

 

- Quais os alvos mais fáceis para se fazer humor?

 

As minorias claro. Precisamente por estarem em minoria e não terem como se impor.

 

- Quais são as suas influências humorísticas?

 

Benny Hill, Monty Python, Woody Allen.

 

- Um conselho para jovens humoristas.

 

Não deixem de estudar e tirar um curso. O mercado artístico é muito pequeno para todos !

 

- Porque razão ainda não há muitos bares para comédia em Portugal?

 

Porque a nossa é uma terra pobre e sem tradições nesse campo.

 

- Qual o principal problema para o crescimento do humor em Portugal?

 

O isolamento, a fragilidade cultural, a pobreza do mercado.

 

- Qual o trabalho humorístico que lhe deu mais prazer?

 

Os espectáculos ao vivo que correm bem são uma emoção, mas o programa que mais me divertiu ver chamava-se “Crime na Pensão Estrelinha”.

 

- O que é preciso para ser um bom humorista?

 

Ter nascido geneticamente configurado para isso.

 

- Quais os pontos negativos de ser humorista?

 

A incompreensão dos visados, e a facilidade com que a “matéria prima” se esgota. Criar humor é a mais desesperante das actividades.

 

Retirado deste blogue: http://www.foiumprazer.blogspot.com/ . A SIC não olha a meios para subir as audiências, nem que para isso mande fechar uma das maiores avenidas da capital e transforme-a num desfile pirosó-carnavalesco sempre que se comemore o aniversário desta estação. Salvo algumas reportagens e documentários, alguma inovação nas temáticas das telenovelas (aqui o mérito não é da estação de Carnaxide mas da respectiva produtora brasileira), algumas (poucas) séries de ficção americanas e pouco mais, este canal tem contribuído infimamente para melhorar o panorama qualitativo do que podemos ver hoje em dia sempre que ligamos o televisor.  As audiências nunca foram sinónimo de qualidade, mas o mais irónico de toda esta situação é que a programação que Francisco Penim gere até nem tem tido grandes audiências, ou pelo menos, as audiências que tanto desejaria. No entanto esta obsessão compulsiva por conseguir que mais duas dúzias de televisões se concentrem neste canal já fez vítimas. Não me refiro a todos os seres pensantes que conseguem manter os olhos por mais de 10 segundos na série de ficção nacional que costuma passar depois da novela brasileira e que automaticamente ficam com vontade de estoirar os miolos. Ou os dos próprios, ou os de quem a concretizou como projecto televisivo. Falo de Herman José.  O Herman, gostando-se ou não do que tem feito nos últimos tempos, nunca deixou de ser a única referência humorística válida da SIC. Ao contrário do que Penim pensará, o humor em televisão está a milhas de distância de ser a enésima variação de converter todas as anedotas já ouvidas na década passada, numa série de sketches atabalhoados. Bom, tudo isto para denunciar o que se pode ver, ou melhor, não ver, presentemente nos domingos à noite naquele canal: o “Hora H” passou de um horário indecente para um horário vergonhoso, e agora para o seu completo desaparecimento (consta que passará para um horário inédito mas já pouco surpreendente: a “madrugada” de sábado!). Para Herman (e a sua equipa), certamente, pior que esta, salvo a repetição, vergonhosa mudança de horários e de ter sido envolvido involuntariamente numa guerra de audiências que só por um milagre – ou alguma concebível forma de manter as pessoas acordadas e com vontade de rir fora de horas – sairia vitorioso, será a desrespeitosa forma como tudo foi feito. Um desrespeito por uma carreira profissional irrepreensível ao serviço da boa disposição e do melhor humor que a televisão já nos proporcionou. E para desculpabilizar esta falta de respeito, não há audiências ou qualquer outra razão mais ou menos rentável que a justifique. Cumprimentos . Pedro

 

Caro Pedro, grande e polémico ensaio o teu, onde concordo com quase tudo. Não gostava de estar do lugar do Francisco Penim, e de ter de diariamente dar satisfações a um departamento implacável, que tem ao fim do mês de inventar dinheiro para encargos e ordenados: o financeiro. Os números são infelizmente muito objectivos e terrivelmente cruéis. Não querem saber de carreiras nem de passados. Estamos a SIC e eu, a estudar um programa para 2008, que herde o muito que evoluímos com o Hora H, mas que consiga ao mesmo tempo através da componente “late night show”, dar-nos alguma armas para tornar o produto mais perfurante nas audiências, que se têm mostrado quase nos antípodas das pessoas que como tu vêm o meu trabalho com bons olhos… Enfim – cá estaremos para continuar a luta !

 

Olá Herman, Antes de pensares que este e-mail é mais um mail de uma fã peço-te que o leias até ao fim.Não sei se alguma vez virás a ver este e-mail mas só queria dizer que sou uma das tuas maiores fãs, tenho 15 anos e partilho contigo o gosto pela música ( principalmente Frank Sinatra ) e pelo humorismo! Sinto muito a falta do Herman Sic, apesar de gostar bastante da Hora H tenho saudades de te ver como apresentador. Nunca te conheci pessoalmente, nunca te vi para alem da "caixinha mágica", mas és para mim como um modelo, um exemplo, que sigo desde que te vi! Só te peço que respondas ao meu e-mail.Um dia quem sabe te possa ver ao vivo e nesse momento te direi: To me you are "The Voice" of the 21century! Beijinho  da tua grande admiradora Mónica, de Vila Nova de Famalicão!

 

Querida Mónica, o programa que estamos a preparar para 2008, volta a ter uma componente talk show. Também eu sinto muita falta de conhecer gente gira, e poder ter musica “a bordo”. Neste caso, haverá uma inovação: o público estará “no palco” connosco, e será constituído só por fãs recrutados no Pais inteiro. Este blog será um dos balcões de inscrição ! O que quer dizer que vamos estar juntos as vezes que muito bem entenderes ! Soa Bem ? Beijinhos !

 

Olá Herman, Antes de mais quero dizer o quanto o adoro e o quanto é importante na minha vida. Hoje em dia, estando a nossa sociedade cada vez mais egoísta e preocupada com o próprio umbigo , é de salutar que alguém ainda se preocupe em nos dar um sorriso, e pergunto-me...haverá algo mais simples e ao mesmo tempo mais forte que um sorriso ? É um momento de prazer e alegria puro e genuíno , como tal nunca nenhum português ( e também pelo mundo fora) lhe agradecerá o suficiente. Gostava de ser milionária, para lhe dar o valor que quisesse, para a produção do programa dos seus sonhos! Como não sou, tenho de me “contentar” com o que é “obrigado” a fazer (que consegue  e apesar de tudo, ser brilhante). Agora a questão, que nem é bem uma questão, mas enfim...Eu vou-lhe confessar algo, tenho ciúmes dos seus amigos, não é no sentido negativo, mas porque gostaria de estar no lugar deles, logo tenho ciúmes da Joana, não a conheco nem nunca lhe falei, mas pela forma a que se refere nela nas respostas é alguém que muito estima, acredito que seja boa pessoa, mas eu também sou! Ahahahaha. Logo que tem ela de especial ou o resto dos seus amigos, para conseguir fazer parte do circulo tão fechado dos verdadeiros amigos que leva no coração ? Posso entrar também ? De uma fã que o adora, Catarina

 

Catarina, o conceito de amizade tem muitas cores. Para já, a maneira como escreves já faz com que eu te considere uma amiga, ainda que virtual. Como a vida dá tanta volta, e como Portugal é uma aldeia, nunca se sabe o que é que o destino nos reserva ! Beijos !

 

Há bastante tempo que lhe escrevi isto...Já não esperava o seu comentário, que é a repetição constante das suas declarações aos seus entrevistadores, ou aos seus interlocutores noutras circunstãncias. Saiba que para além da minha formação filosófica universitária, pratico a filosofia original do homem simples, ou, mais sofisticadamente, do tipo socrático do "sei que nada sei", ou aristotélico de fazermos dos nosso cérebro "uma tábua rasa". Profundamente o sinto e pratico, porque a minha referência nem sequer é esse estrangeiro de que fala, e que é já um bom mestre, mas o conceito de "Absoluto", de Perfeição, por isso me rio do pedantismo, da prosápia, da altivez dos "bons!" seja no que for. Sinto-me feliz quando sou aplaudido por centenas de pessoas, como fui em Setembro, em grandes salas do Porto e Lisboa, mas isso não me retira uma vírgula do princípio que me acompanha sempre: isto não é nada comparado com os génios da humanidade e os mestres que nos formaram. Digo-lhe que fui discípulo e amigo até à sua morte, em 2001, de um dos maiores génios musicais do Séc.XX, e sem dúvida da história da música, compositor fenomenal, engenheiro e arquitecto, autor até de obras assinadas por Le Corbusier, com quem trabalhou 12 anos: Iannis XENAKIS. Bataria a sua obra para me considerar um zé ninguém. Mas também sou realista, e afirmo sempre que cada um se deve realizar conforme os seus talentos, humildemente. Por isso, inteiramente de acordo consigo! Mas mantenho que à nossa medida, cada um de nós é o que é. Mesmo num país minúsculo em tudo como o nosso. Mas pelos vistos gostamos ambos dele...Uma "tragédia" engraçada! Será engraçado também quando nos encontrarmos... Grande abraço .Cândido Lima

 

Plenamente de acordo Cândido. Isto apesar do meu XENAKIS se chamar Frank Zappa ! (conhece as suas obras orquestrais ?)

 

“Caro Meiiistre, Obrigado pela possibilidade de, como hermaníaco, ver um bocadinho das filmagens do programa domingueiro (agora é… e logo pela fresquinha) “Hora H”. Foi absolutamente fantástico! Grazie! Que pena  não ter visto ao vivo a tia mais tia de todas as tias, bem como a sua Laurindinha. Quem sabe numa próxima… ou na última gravação! Herman, inicialmente a tia Chica Pardoca era fadista, agora deu lugar aos fantásticos fadistas da tasca? E já agora, como curiosidade hermaniófila, o último programa do “Hora H” irá ser memorável? Ou é cedo para falar, ou ainda não está pensado? Um abraço boom, Jorge Dias”

 

Caro Jorge, efectivamente nunca consegui encontrar um caminho para a alma fadista da Pardoca, por isso a deixei cair. Acho que canção nacional está muito bem representada nos cromos da tasca.  O ultimo Hora H, não vai ser bem o último, ou seja, há quatro programas que farão o balanço do ano (com o Nelo e a Idália) e mais dois “best of” que darão á coisa o efeito fade out mais do que morte súbita, o que devo dizer-te, não me desagrada de todo !

 

Tio Herman; ou Hernâni... ou watever... pra mim serás sempre o querido Herman! Tou munta triste :( bueda trista pá... a malta é nova e não avisam a malta, pá... sniff... Mudaram o horário da Hora H e perdi os programas dos dias 13 e 20!!! Gravo todos, mas como não vejo a Sic com regularidade, não sei se falaram na alteração ou se simplesmente mudaram sem darem ''cavaco'' a ninguém, como já vem sendo (mau) hábito na nossa televisão. Entenda-se por ''nossa televisão'' todos os canais!!! Tenho tudo gravado desde ''O Tal Canal'' até os ''Especiais Fim de Ano'' Bem, tudo tudo não... há coisas que não tenho mas que queria ter... por exemplo estes dois Hora H que perdi... ...ou os ''Papeis ReSIClados''... ...os ''Herman Circus''... isto sem falar num disco que procuro faz séculos... Quais séculos? Decanos que é muito mais!... Ivete Marisa, volta amor que tás aperdoada!, querida. Faz falta uma ''Sic Memória'' :) Não quero falar se este programa é melhor ou pior que este ou aquele... quero isso sim, continuar a contar com o Herman. EU GOSTO! E pronto! Ou prontos???! Resumindo um e-mail curto que já vai comprido: Onde e como posso arranjar os programas Hora H dos dias 13 e 14? E o CD do Herman na telefonia (sem fios) ? OK, eu pregunto o resto... e os Papeis ReSIClados ? Para quando uma HERMANOTECA???? Ou mesmo a edição em dvd dos programas bastamente referidos neste e-mail? Ainda não tinha videogravador (VHS) e já gravava os programas em cassete audio!!! Agora apanho e gravo tudo o que posso e consigo em dvd. Por isso este APELO DESESPERADO!!! Responde-me Herman! Não me ignores e não me deixes nesta indiferença atormentadora!!!! Oh balha-me deuzzzz.... não havia... o autor do e-mail é um bom autor... mas... balha-me... não havia... necessidade sssss... ssssss... Abraços e beijinhos! Jorge Nande

 

Jorge, se procurares aqui no blog, terás esses programas reproduzidos graças às maõs mágicas do fã Luís e à obsessão hermaníaca da Joana. Ou então se fores ao You Tube, fazes um search com os tags Hora H, e verás que está lá quase tudo ! Abraços e obrigado pela militância !

 

Ola Herman, Aqui estou eu novamente da Holanda depois de uns tempos silenciosos , a felicita-lo pela sua presença na RTP! Não sou espectadora assidua do"Portugal no Coração", mas desta vez valeu a pena .O Herman esta imparavel .E como gostei de ver a sua mãe e as suas declarações .Tão orgulhosa do seu filhote e com boas razões para isso ! So não entendi as alusões a tempos dificeis de mal dizencia , ( talvez por me encontrar a viver aqui ) ... mas que importancia podera ter isso ...quando se trata de um genio ...e parece-me que Portugal não tem assim tantos para se dar ao luxo de por o Herman de parte !!! Bem , eu sou suspeita por ser sua admiradora ,mas para terminar , mais uma vez parabens a RTP e a si Herman pelos optimos momentos que me fez passar .Obrigada , Isabel Looysen ( da Holanda )

 

Cara Isabel, uma das características dos nossos emigrantes, é que perdem a necessidade endémica muito nacional de “matar o ídolo” que esteja no activo mais do que 20 anos, que é um fenómeno que me custa a compreender, talvez por ter uma costela prussiana e outra espanhola. Também adorei a minha ida ao Portugal no Coração. A RTP mantém-se uma paixão antiga, para onde sinto que acabarei por voltar, inevitavelmente…

 

HERMAN O ESPECTACULO DO DIA 13 FOI ANORMAL .E ASSIM QUE SE ESPERA DO MESTRE . A COMIDA NA PETISQUEIRA E COMO O HERMAN   FIVE STARS ATE DIA 27 UM BEIJINHO BOM  LIDIA-ZE

 

Realmente correu muito bem ! Espero ser atacado por aquele vírus da loucura muitas vezes e que vocês estejam lá para ver ! Beijos casal lindo !

                      
Este Homem não é do Norte Carago:

publicado por Joana às 16:57 | link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De Jorge Dias a 26 de Novembro de 2007 às 10:51
2008 irá prometer! E muito no mundo hermaniano. Afinal aquilo que a "Visão" desta semana assegurava, parece ser verdadeira... o tio Herman continuará na SIC. Não sei se fará bem... se fará mal. Mas pelo que o tio Herman diz, nestas suas respostas, será algo brutalmente fantástico. E ainda por cima com resmas de hermaniacos! Uau! Mal posso esperar! Mas antes, ainda temos os especiais (e o normal!!!) do Hora H e o Herman Circus. :)


Comentar post

CONTACTOS PROFISSIONAIS
susana.silva@hermanias.pt


email do blog : joanaherman@gmail.com

Facebook


Página feita pela :
HERMAN AO VIVO


Anunciozinho Bom


Quando um gajo não pesquisa, é muita complicado
 
Livro - As Melhores Anedotas do Herman
CD - Adeus Vou Ali Já Venho
DVD - Herman Enciclopédia
DVD - O Tal Canal
DVD - Hermanias Especial Fim de Ano
Livro - As Eternas Anedotas do Herman
DVD - Crime na Pensão Estrelinha
Herman


O Verdadeiro Artista


El Grande Criador de Toda a Música Ró

Get the Flash Player to see this player.

Ó prás novidades tão jeitosas
Letse Luque Eta Treila
online
Desenvolvimento de sites
Desenvolvimento de sites
design por isa costa

Blog de fã dedicado a todo o trabalho de
Herman José