InicioBiografiaEspetáculosHerman RespondeEntrevistasVídeosFotosChatFãs
Quinta-feira, 15 de Novembro de 2007
Respostas do Herman

Olá Herman! Agora que está tanto na moda em Portugal fazer de conta que o Herman não existe, gostava de lhe dizer que foi com enorme prazer que passei os anos 80 e 90 a assistir à sua fenomenal carreira, simplesmente brilhante. Entre muita coisa inesquecível, lembro-me de sair do emprego a correr para ver a Roda da Sorte! Hoje, é com enorme prazer que continuo a ver os seus programas, actuais e passados, como forma de me libertar desse espartilho tremendo que são os nossos dias nesta louca cidade. Pelo menos ainda conta com um seu adepto, ainda por cima apenas uns anitos mais novo…… Boa sorte! Luis Lopes.

 

Caro Luís, obrigado pela fidelidade. A arte de fazer rir é das mais ingratas. Já pensaste que um cantor que acerte num êxito, pode ficar a repeti-lo até ao fim da vida capitalizando-o. No nosso caso é diferente: quanto melhor e mais popular for uma piada, mais depressa ela se gasta !

 

Ola Herman,era só para t dar um sincero abraço,e é um grande orgulho da minha parte ter te como o grande humorista desta terrinha tão pequena...Sempre gostei dos teus programas,tenho 24 anos lembro-me vagamente do tal canal,mas o q via mais ocasionalmente era o hermanenciclopedia,dps seguidamente do herman98/99,mais antigo um bocadinho,aquele teu programa na rtp,o parabens. Adorava,nunca parava de rir,nós sempre vamos precisar de ti,Do grande HERMAN.Um muito obrigado,por nos dar sempre um grande sorriso nas nossas caras...Abraço...Joao,Braga... P.S:Ja q vais fazer uma tornee,q tal passares aki por Braga

 

Contou-me o Bruno Nogueira que o vosso teatro está lindo. Não vejo a hora de ir até aí fazer uns espectáculos valentes ! Há muita juventude, muita energia, e muito sentido de humor nas vossas paragens !

 

Querido Herman, Acho que chamo poucas vezes querido a alguem, mas apetece mesmo chamar-lhe... No meio de tanto que rio consigo, o que ainda me impressiona mais  é a sua enorme ternura, o seu enorme gosto por cada pessoa que lhe aparece à frente, a sua capacidade de ver o dentro de todas as pessoas e encontrar quase sempre alguma coisa de bom, o seu nunca uso de achincalhamento apesar do todo poder que vem da sua genialidade, a sua liberdade... Faz mesmo medo um País que se porta como o nosso se está a portar. Espero que seja só uma má fase, mas não parece. E obrigado pelos milhares de risos meus e de toda a minha familia ,(inclui assistência de criança de 10anos, que só nas coisas mais exageradas/disparatadas -que tambem as há-às vezes há algum ‘desconforto’) ,que muitas vezes me ajudaram a ultrapassar fases menos fáceis da vida. E não há no mundo outro igual, quais séries de humor ingleses, americanos,etc...! E que bom que é saber que ao fim do dia , corra ele como correr, vamos rir com as suas apanhadelas . È mesmo um “Bem público”, que traz benefícios infinitos à conta do que e rimos e corrigimos,  pelo que espero que haja força para o exigir por aí nas televisões perto do nosso fácil alcance e num bom horário.(ao sábado era muito melhor) E agora veja lá, tanta esperança posta em si (mesmo que só de uma fã.)..!E é cá muito preciso para que isto tudo pelo não se desequilibre ! A sua carreira tem de ser ainda mais longa para que o País fique maior! Luisa Cortes

 

Cara Luísa, isto de estar a pedalar há 30 anos por vezes vezes assusta. Não que eu não me sinta com a veia criativa mais fecunda do que nunca (o Woody Allen pedala há muitos mais e não há quem o trave), mas por vezes fico de boca aberta com as reacções negativas às carreiras úteis e longas. É estranho como em Portugal se sofre tanto com a felicidade alheia… Não é de hoje. Basta estudar a nossa História… Será endémico ?

 

Viva Herman Quasi-parafraseando o teu recente video do velho na sauna que te conhece desde pequenino, também eu te conheço desde que "eu" era pequenino, e por isso te trato por tu. Conheço-te: - do Sr. Feliz e Sr. Contente,  - do Passeio dos Alegres, desde o concorrente Asdrúbal Tudo Bem (2222 pontos!) até àquelas rábulas fabulosas que fizeste, com o macaco, da história do Natal, tantas, que eu e o meu pai religiosamente gravávamos num Video Philips 2000 (hoje em dia já o raio do gravador e das cassetes deram o berro, mas ficou a memória ) - da Rádio aos Sábados de manhã, que programa fantástico, o Rebeubeu, e depois a Flor do Éter. - do Tal Canal, Hermanias, Humor de Perdição, Casino Royal, Enciclopedia, tanta gravação que fiz. - dos concursos na RTP e nos shows da SIC. Depois de uma fase menos boa que a SIC ou a vida te fez atravessar, vejo que estás de volta ao teu bom humor, e também no sitio certo, a Net !  Acabei de me fartar de rir com os novos videos em http://pftv.sapo.pt , e isso lembrou-me há quanto tempo não ria assim. "Força Herman, nós precisamos de ti para viver melhor. Não pares, nem que te saia o Euromilhões." Viel Spass .Pedro Lucas Alfragide .

 

Caro “velhote”, que espectador atento que me saíste ! E que bom recordar tanta coisa divertida na tua mensagem, sobretudo a parte referente aos programas de rádio, onde o que ganhava não chegava para pagar o almoço aos meus actores, mas onde nasceram todos os meus grandes bonecos… Fico muito contente que sejas fã dos Incorrigíveis -  http://videos.sapo.pt/osincorrigiveis - também adoro o conceito, e espero que ele se “fortifique e reproduza” !

 

GRANDE Herman José Kriphal, queria que este singelo e-mai servisse para agradecer todos os dias, todas as horas, todos os minutos e segundos de alegria que me tem dado pela vida fora.... Graças a si, passei uma infância muito feliz. Infância passada  a "consumir" todos os seus programas, todos os artigos que vinham nas revistas e a fazer as "palhaçadas" em casa, tal e qual as via na tv (coitados dos meus pais!!!). Que pena há cerca de vinte anos, não haver correio eletrónico, pois tempos houve em que, até para lhe escrever uma carta, tudo parecia impossível... Hoje com 27 anos, com uma filha de um ano, preservarei para sempre todos os momentos de przer, humor e cultura que assisti durante a minha infância e juventude... E peço que, seja onde for e de que forma for, continue a levar todo o seu trabalho de qualidade e de um humor mais refinado, que quem cresceu a vê-lo, como eu, sabe, entende, percebe, e tal como o Herman, evoluiu no humor, peço para que continue a dar-nos mais desse sumo a beber que brota do seu trablaho, para que a minha filha daqui a dez, quinze ou vinte anos possa ter o mesmo orgulho em ter uma pessoa como o hherman a fazer parte das nossas vidas! Um abraço de agrdecimento e de admiração, João Pedro Marques, 27 anos de Almada . PS - Será para sempre o NOSSO (de Portugal) "tio" Herman .

 

Caro João Pedro, torço sinceramente para daqui a uns quinze aninhos ainda estar em condições para te ter a ti e à tua filha na primeira fila de um dos meus espectáculos… Nessa altura, imagino que tenha substituído o loiro pelo branco - - adoro as cabeças todas brancas à la Steve Martin www.stevemartin.com 

Estamos combinados ?

 

Herman, Não vou dizer que é um icone do humor em Portugal, ou que é um actor versátil na representação, ou que é alguém que imortaliza personagens por todos os portugueses colonadas, ou que o Herman é um homem  de grandes paixões e imperioso trabalhador e exigente a todos os miléssimos de segundo em que está nos ensaios, pois penso que já deve ter ouvido tais comentários nalguma carruagem do metro que vai para a Pontinha...  O que efectivamente quero-lhe dizer é nada, ou melhor, é algo que já sabe e que se passa actualmente com a Hora H. sabe muito bem que não está a corresponder às suas expectativas iniciais, até porque com este programa lascou algumas amizades que detinha; Mas penso que e deve se orgulhar em continuar a fazer rir este Portugal cheio de sucata emocional, Portugal este que tende em mergulhar nas lágrimas, na desgraça do alheio e teima em fazer perguntas sobre a morte que bateu na porta ao lado. E até digo mais, se existisse algum concurso para admitir carteiros para distribuir certidões de óbito, acredite que milhares de portugueses concorreriam.  Inclusive, por revolução, até eu já criei uns sktechs, já editados, como necessidade de criticar o povo português e tentar abrir aqueles cofres de marfim que estão sempre fechados. Contudo, sei que (como se o Herman se importasse em querer saber o que penso:-) ) o Hora H tem o seu valor, mas muito sinceramente não vejo grandes habilidades nalgumas pessoas novas que entraram na Herman Team, mas dar uma oportunidade é sempre necessário, quando se sabe que o mundo dos actores está em constante mutação e num estado de alzheimer quando se deixa de aparecer na televisão.  Herman não o vou aborrecer mais, salientando só o facto de me querer contraiar: é um icone do humor em Portugal e espero que entenda que não há concorrência possível para o destronar do seu trono... a não ser que tente pagar a tv cabo de quem não gosta de si, pois cairia no mesmo erro que Marques Mendes.  Cumprimentos Alexandre Barreto.

 

Caro Alexandre, sabes que esta coisa de avaliar talentos em comédia, tem muito que se lhe diga. Há 10 anos, o Herman Enciclopédia foi muito mal recebido pela crítica. Chegou a ter estatuto de “vómito”, e uma das lamentações visava a fragilidade artística do “novo elenco”. Sabes quem eram ? O José Pedro Gomes, o Miguel Guilherme, a Maria Rueff, o Monchique… Daqui a 10 anos cá estaremos para avaliar as carreiras do César, da Susana, do Marques, do Machado… Quanto ao resto, obrigado pelas palavras amigas.

 

Olá Herman! Não tenho perguntas a fazer! Quero apenas dizer que tenho belas manhãs de trabalho a ouvir as suas musicas! Muito obrigada pelas gargalhadas musicais das suas canções .... assim os meus dias de trabalho repetitivos ficam mais alegres, humorados e divertidos. Obrigada por estes momentos tão bem humorados. Maria João Antunes .

 

Ai Maria João, este seu comentário lembrou-me que tenho prometido gravar um disquito um dia destes… Mas o tempo não me chega para tudo… A acontecer, a gente avisa. Muitos beijinhos bons !

 

Boa noite Herman. Mas que talento este de conseguir por as pessoas a rir durante decádas. Há pessoas que detestam o Hora H mas para mim é neste programa que se pode ver uma das tuas melhores personagens. O Raposinho. Concordas? Para mim é simplesmente fantástico. Às vezes ponho-me a pensar como seria se tivesses nascido nos E.U.A. A esta hora tinhas a fama planetária de um Jay Leno por exemplo. Já para não falar no barquinho que terias, não era??? :-) Um grande abraço. Bruno Sousa, Maia.

 

Caro Bruno, sabes que o Raposinho Pinto faz o pleno de preferências daqueles que me seguem com atenção ? Mas também adoro o lunático Américo Russo, que passa pela vida com uma deliciosa e “insustentável leveza” ! Se eu tivesse nascido nos EUA ? Sabes que eu sou um optimista ! Para mim o copo está sempre cheio. Prefiro pensar “e se eu tivesse nascido na Coreia do Norte ?”

 

Assisti à muitos muitos anos a um espetáculo teu no Atlético de Moscavide, na altura deveria ter uns 16 anos, hoje tenho quarenta.  A plateia na altura estava numa de bota a baixo, e assim foi no ínicio do espetáculo, lembro-me que até algumas garrafas de água voaram para o palco.  A verdade é que há medida que o tempo foi passando as gargalhadas foram-se soltando, agarraste a plateia e acabaste aplaudido por todos. Acho que és um espetáculo em palco e com um sentido de humor espectacular principalmente quando improvisas e isso via-se nos concursos que apresentaste. Momentos menos bons todos temos, por isso é que os bons momentos sabem tão bem. Um abraço . Vitor silva

P.S. A minha sogra adora-te, como é possível termos algo em comum!!!!!!!!!!!!.

 

Que divertido Vitor ! A imagem desse espectáculo (do qual me lembro remotamente) funciona como paradigma à minha vida. Nunca desisto, mesmo quando “voam garrafas”, porque acho que com trabalho, coragem, tempo e preserverança se consegue sempre dar a volta a todas as situações, excepção feita claro está, à “senhora dona morte” !

 

Olá Herman! Eu sou a Madalena Cardoso, uma rapariga de Évora na sua idade da parvoice (18) e uma "sua-super-fã"!  Não tenho nenhuma pergunta em especial para fazer, ou melhor, teria tantas que é melhor deixar para uma outra oportunidade lol; tenho apenas a intenção de dizer que gosto imenso de si, tenho-o para mim como um grande senhor e por isso tenho-lhe muito respeito e admiração. Gostaria muito de o conhecer pessoalmente e acho que sim, daqui a uns dias. E pronto por enquanto é só. Muitos bjinhos. Madalena (ansiando por uma resposta).

 

Madalena: uma das propostas que tenho para 2008, passa por um talk show, em que o publico tem uma presença importante. Se a coisa se der, vou aproveitar aqui a Joana para recrutar amigos que queiram vir passar uma noite de convívio connosco. Se tudo correr bem, gravaremos às sextas ! Prepara-te para viajar até Lisboa mais mês menos mês !

 

Olá Hermano!!! Desde pequenito que sou grande admirador seu, parabens por nos saber fazer rir, durante tantos anos. Tenho 37 anitos e quando o via com o Nicolau a fazer o Sr Contente e o Sr Feliz, ja o tentava imitar, sim pegava no guarda chuva (quase da minha altura) a servir de bengala e la fazia o ritual. Sempre o vi como o grande idolo, adorava e imitava muitas das suas personagens, o Esteves (a bola preuta e braunca), Serafim saudade, Nelito, Diacono, etc etc etc... Tenho pena e saudades desses tempos, porque confesso que agora nao consigo ver o seu programa devido ao horario tardio, por muito que queira, e mais intervalos pelo meio, adormeço!!! Por ultimo e para terminar a minha maior alegria era ve-lo dar uma bofetada de luva branca á SIC e mais não digo!!! Gostava imenso de falar consigo e de o conhecer, (um dos meus sonhos claro), para lhe agradecer as boas gargalhadas que me fez dar!!! Grande abraço!!! José

 

Caro José, nem tudo é o que parece. Os meus horários malditos são sobretudo resultados de shares modestos, e de muita pressão do mercado, que não permite aos meus actuais empregadores latitude para mecenatos artísticos. Deixarei a SIC se sentir que estou a mais, mas estes anos de trabalho conjunto não me dão razões para bofetadas – sinceramente. Quanto muito de um aperto de mão cordial acompanhado de um civilizado “até sempre”.

 

Olá caro Herman!!! Deste lado fala um jovem fã de 19 anos de Matosinhos, que cresceu a ver na RTP2 as repetições do Tal Canal e desde então ficou contagiado pelo teu humor lol. Não vou dizer o mesmo que os outros tem dito acerca do Hora H, 1º porque não costumo ver devido ao horário a que é emitido mas também porque do pouco que vi não foi de encontro às minhas expectativas, embora não seja um mau programa. Descobri este blog recentemente e fiquei fascinado por o encontrar. Pelo que pude ver o Herman responde mesmo às mensagens e por isso decidi escrever-lhe. Um dos meus grandes sonhos é ver um espectáculo teu ao vivo por isso espero que venhas brevemente ao Porto para o poder concretizar. Um grande abraço deste teu fã do Norte!!! Ricardo Quintas.

 

Caro Ricardo, é mais do que certo de que irei ao Porto em 2008. Não deixes de meter aqui o blog nos teus “favoritos” porque a Joana será a primeira a dar as datas ! Tenho pena que tanta gente não resista aos horários do Hora H, se bem que a transmissão aos sábados, lhe deu um novo alento. É que domingo pode ficar-se na cama até mais tarde.

 

Tio" Herman, conheço-o da televisão há uns anitos... Vejo-o desde os tempos do "Tal Canal", "Herman Enciclopédia", "Herman 98,99", "Herman Sic", "Hora H" e estou-me a lembrar da "Roda da sorte"... De todos estes formatos o meu preferido era o "Herman Enciclopédia"... Lembro-me de chegar a hora do programa e lá eu ia todo feliz para a sala ver a rtp1... Lembro-me de alguns sketches ainda... Lembro-me do grupo "secreto" do norte, que se escondia numa adega acho eu, do comentador Esteves, do Lauro Dérmio, do Diácono Remédios, do Mike e do Melga entre outros... Recordo-me ainda também de um sketche seu (entre outros) em que era sobre o 25 de Abril e o "tio" Herman fazia de Baptista Bastos e já nao sei quem era fazia de Orlando Barata... Muito cómico! Estou-me a lembrar de outro que era sobre o "não pirilamparás a mulher do outro"! Actualmente sempre que posso, acompanho o Hora H... Mas muitas das vezes não consigo por causa do hórario tardio! E tenho muita pena poque existem lá personagens com que eu divirto-me imenso! No dia seguinte ao programa ponho-me a falar com as pessoas sobre a "Laurindinha" e a "Chica". A Chica Pardoca, a Laurindinha, o Lauro Dermio que voltou no outro dia e o Julio Flores (todos eles são optimos!). Nunca mais vi o Júlio Flores esse grande câmara da televisão! "Tio" Herman peço-lhe que se voltar com um novo formato no próximo ano, depois de terminar as gravações do Hora H, traga de novo á ribalta personagens como o Lauro Dermio, o Nelo, Chica Pardoca e Laurindinha, Diácono e outros que faziam sucesso no Herman Enciclopédia... e/ou então um formato semelhante ao do Herman Enciclopédia. Tenho saudades de ver humorismo de qualidade nesta pobre televisão portuguesa! Um abraço – David Gonçalves

 

Caro David, o formato que tenho na ideia para o futuro, implica recuperar o melhor de tudo o que sei fazer. Musica, humor, entrevistas… Se as coisas correrem bem, terás razões para ficar acordado até mais tarde aos sábados.

 

Herman eu sou um grande admirador seu, e fico triste quando se abate um artista como você,você faz falta com um novo figurino,e vai ver que tem que voltar aos velhos tempos em que o Heman fazia rir e chorar de alegria .Eu queria fazer-lhe uma proposta eu tenho muitas coisa escritas de humor, eu sei imitar idiomas como cigano, espanhol, alentejano, era uma idea para combinar-mos e experimentar-mos e que tal? Eu já contactei com o Herman no concurso,saber ou sorte na R.T.P Eu sou aquele que lhe levou uns poemas para o Herman ler e que sou da terra da nossa querida actiz Eunice Monhós. Um grande abraço e até sempre. Respeitosamente . José Estevam.

 

Caro José, a avaliação de textos e colaboradores é feita pelas Produções Fictícias: www.producoesficticias.pt Nada te impede de marcar uma reunião com aquela rapaziada, que está sempre aberta a avaliar novos talentos e a aceitar bons “inputs” criativos.

 

Opá Herman, é tão simples:

1) Tu és o maior. Ponto Final. Todos reconhecem (Gatos, PF, etc.)

2)  Hora H. Grande Programa, péssimo horário.

3)  Problema de carreira? Conjuntura. A propósito, como vai a SIC em termos de audiências? Aguenta-te. Melhores dias virão.

4) Escolhas sexuais. Indefinição. Alimenta boatos. Não mata mas mói. Isto é portugal…

5)"O" Herman nasceu para fazer sketches humorísticos (ponto!). NÃO. Ou melhor, não concordo (mas quase que arrisco arrogância de afirmar -não.). Sempre gostei dos teus talk-shows. Sempre foram muito bons! Isso das audiências é outra conversa. Tiveste sempre concorrentes de peso. Tu podes melhorar, claro. Dando mais espaço aos convidados. Tu dizes que se eles forem interessantes tu os deixas brilhar. Estás equivocado. Não deixas. Melhora isso e ficas muito melhor, que, por exemplo, o Jô Soares, que é excelente ( e tem uma produção monstruosa que desenterra cromos atrás de cromos). Tu falas línguas, és inteligente, culto, cantor e, principalmente, naturalmente cómico! Isso é que interessa. E isso é mais difícil do que brilhar num sketch! Eu sei que não és naturalmente cómico no sentido de as pessoas à tua volta terem que estar sempre a rir…mas és inteligentemente cómico…

6) Cuidado. Por vezes as pessoas muito especiais (como tu) têm dificuldade em ter à volta ( e mesmo num blogue) pessoas que consigam dar uma sugestão sem quererem (mesmo que de forma inconsciente) algo em troca. Vai ao meu blogue. Leva-me a ver um espectáculo…

7) És uma pessoa muito coerente (ficou claro no Biography Channel). Isso é uma grande qualidade. Resumindo: Fala com alguém que, possa ser mesmo VERDADEIRO contigo (sem invejas, interesses, paixões, fixações, etc.) . Reflecte sobre: É verdade que poderia dar mais protagonismo aos meus convidados? Depois de acreditares que sim, procura treinar isso…

8) Um humorista vive da expressão corporal…há aí qualquer coisa "natural" demais nas tuas últimas intervenções…pensa nisto.No PFTV não podes ser mesmo tu...penso eu. Olha que os outros não são.

Um abraço. Força.

PS: Tenho 30 anos, conheço-te e admiro-te desde sempre. Já troquei duas palavras contigo na Petisqueira (estive presente, depois de jantar na Petisqueira,  no lançamento de um disco de um rapaz que veio do Algarve cheio de boa vontade e o autocarro dos amigos não pode ir. Lembras-te? É o calor do verão, o calor do verão…Foi de rir! ) Qualquer dia vou aí jantar ou qualquer coisa e pergunto-te? Então, meu amigo, é simples ou não? Alfredo.

 

Caro Alfredo, dou-te razão em quase tudo, menos no ponto 8. A grande mais-valia dos “Incorrigíveis”, é justamente o privilégio de poder trabalhar sem filtros e sem pose. Quanto ao resto, e parafraseando a saudosa Rute Remédios no Herman Enciclopédia “as opiniões são como as vaginas, cada qual tem a sua, e quem quiser dá-la, dá-la !” LOL

 


Este Homem não é do Norte Carago:

publicado por Joana às 17:37 | link do post | comentar | adicionar aos favoritos

CONTACTOS PROFISSIONAIS
susana.silva@hermanias.pt


email do blog : joanaherman@gmail.com

Facebook


Página feita pela :
HERMAN AO VIVO


Anunciozinho Bom


Quando um gajo não pesquisa, é muita complicado
 
Livro - As Melhores Anedotas do Herman
CD - Adeus Vou Ali Já Venho
DVD - Herman Enciclopédia
DVD - O Tal Canal
DVD - Hermanias Especial Fim de Ano
Livro - As Eternas Anedotas do Herman
DVD - Crime na Pensão Estrelinha
Herman


O Verdadeiro Artista


El Grande Criador de Toda a Música Ró

Get the Flash Player to see this player.

Ó prás novidades tão jeitosas
Letse Luque Eta Treila
online
Desenvolvimento de sites
Desenvolvimento de sites
design por isa costa

Blog de fã dedicado a todo o trabalho de
Herman José