Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Herman José

Herman José

Respostas do Herman - Parte II

Joana, 02.11.07

Aprendi tanto com Herman José que sempre fiz umas imitações do Humorista, e faço imitações do Serafim Saudade , só falta mesmo o próprio ouvir. Começo por dizer que sou um Espectador muito atento da Carreira de Herman José, por eu ser um espectador massivo de Televisão, e que os Comentários mais inteligentes, que alguma vez ouvi em Televisão foram ditos pelo Herman José , e todas as historias que Herman contou são tão cinematográficas, por exemplo quando o pai lhe pagava para o Herman o acompanhar a ver os jogos do Sporting, a teoria da Barata morta, etc. Eu lembro das muitas Historias, que ele contou. A sua determinação em conseguir o seu primeiro Carro, julgo que um Alfa Romeo, com o dinheiro das explicações em Alemão, enfim. No outro dia estava a ver o humorista inglês Benny Hill e via neste humorista inglês tantas afinidades com Herman José ,não é apenas os olhos azuis, e não é por acaso que Benny Hill é um dos humoristas favoritos de Herman. Tenho vários motivos para invejar Herman no “bom sentido”, um deles é a carreira longa, as Viagens, o bom Vivant , mas o que invejo mesmo é o privilegio de ter privado com tantos artistas internacionais, e nacionais de ter privado com tanta gente,do Show B, que vai desde o Frank Sinatra, passando pelo Sting até Chegar a Pomba Gira e Vítor Peter, é uma experiência de vida, tão rica.É a historia dentro da própria historia. Se cresci com o humorista Herman, tendo eu 30 anos, uma das problemáticas que sempre me inquietou nele como artista e ser Humano é a problemática em que o tempo de vida do ser Humano é demasiado curto, para a capacidade do Cérebro do ser humano, e a vontade de aprender , e lembro me muitas vezes do exemplo do próprio pai do Herman, que pouco antes de Falecer andava a tirar um curso de uma língua estrangeira. A vida é demasiado curta para a nossa vontade em evoluir como ser humano, esta problemática inquietante apreendi com o Herman, e também o medo de envelhecer. Admiro o por exemplo pela forma como Herman começou com uma voz que tinha dificuldade de afinação, e que começou do zero, e hoje tem uma voz madura capaz de cantar qualquer musica, como um verdadeiro crooner.

Pergunto:
1-      Posso considerar-te um cantor, a sério, dou te os meus parabéns evoluíste  muito. A minha intuição sempre me disse que o Herman não gosta do seu timbre de voz natural, o que quero saber é se o Herman gosta mesmo a sério, do seu timbre de voz, já que não podemos escolher esse tom, por ser uma dadiva da Natureza.

 

João, sou muito exigente. Se tivesse a voz do Michael Buble ou do Roger Cícero, considerava-me cantor. Assim, acho que sou só um actor que canta bem !

 

2-      Fui um espectador de dois Espectáculos do Herman em 2007, no Casino de Lisboa  em Março, e depois no Tivoli em Maio. Qual a percentagem de repetição das piadas entre os dois espectáculos 70% das piadas eram repetidas? Pelo menos 50% eram, não concorda?

 

Claro que sim ! Ou tu achas que o Seinfeld muda de piadas de cada vez que faz um espectáculo ? Vi-o quatro vezes ao vivo em dois anos, e a taxa de inovação foi sempre inferior à taxa de juro do dinheiro guardado na conta corrente ! (risos)

 

3-      Não achas que toda a tua vida dava um filme Herman , e já sei como seria o final desse filme , que nunca vai ter um final, mas o final seria o imaginário aquele que o Herman sempre imaginou, com Noventa Anos, no lar de idosos, atrevido e irreverente como sempre a apalpar as enfermeiras, as joviais moças lá do lar.

 

Não ! Se me permites, gostava de mudar o final. Preferia adormecer numa cadeira à beira mar, num terraço do Éden Roc / Hotel du Cap em Cap d’Antibes, depois de um almoço de bouillabaise regado a champagne !

 

4- Sendo uma pessoa muito reservada, vou fazer uma pergunta impossível, para quando vai alargar o seu leque de amigos restritos, e deixar entrar para esse clube restrito, estas 40 pessoas que o vão visitar ao Hora H.

 

Com a vida atarefada que levo, já quase que nem para os restritos tenho tempo !

 

 5- Cândido Mota ficou com uma Perna Partida , por causa de uma inocente brincadeira, no Herman Sic, como ficou a amizade com o Cândido Mota será que , a amizade sobreviveu a esse infeliz episodio?

 

Claro que sim. O Cândido é um ser humano adorável, e sempre pronto a gritar “presente” se convocado !

 

6- Ainda hoje estou confuso acerca do Vítor Peter, esse cromo trazido para o imaginário português, por Herman, os tais milhões de discos Vendidos no estrangeiro ,ele dizia que esteve com Elvis, aquilo era mesmo tudo mentira!.Fazia parte do personagem?  João Resa, Loures

 

O tipo é um adorável mentiroso ! É tudo obra de ficção da sua deliciosa cabeça !

 

Herman . Sou sua  fã há muitos anos e adoro os seus programas gostava de saber para quando um programa a horas decentes .Acho que já era hora de mudar de estação ,continue com a sua boa disposição o povo quer é rir . Beijinhos . Carlota Joaquina  

 

Cara Carlota, neste momento, só a RTP tem estatuto para apostar em produtos diferentes em prime time. Enquanto permanecer na SIC (casa que adoro, e onde me sinto bem) não vejo qualquer hipótese de voltar a trabalhar em horas decentes. Só mesmo a apresentar o Herman Circo no dia 22 de Dezembro  !

 

Ora cá estou eu a enviar uma mensagem ao sr.Herman José com quem cresci e aprendi de certa forma a ver a televisão e o humor, nem que seja poder reconhecer dentro da enorme qualidade e coerência de todos os programas, a excelência, a versatilidade, e acima de tudo, da experiência que retiro de tudo isto, poder apreciar o que de tão mau se faz na televisão em termos de humor. E embora lhes reconheça uam inteligência invulgar para "apresentadores de televisão" já nem os Gatos me espantam como qando estavam na Radical.
A Hora H resulta  não resulta. Resulta como programa de entretenimento porque satiriza de forma inteligente o que, parece, posso estar enganado, se irá passar nas nossa televisão por muitos anos. Se por um lado toda a gente quer ser SuperStar e não Super-Estrela, vamos continuar a "levar" com todas as variáveis possíveis, repetidas até à exaustão, do universo pimba, da exposição pessoal (que nada tem a ver com actividade profissional e, ou artística) de cada um para atingir um patamar de riqueza e notoriedade sem jogar no Euromilhões, e ainda vamos chgar ao ponto em que, para ver algo de diferente termos de pagar por algum canal privado ou dito da sociedade civil alinhando os nossos gostos com os gozos de alguma pseudo-elite. Não resulta? Porque... não está na moda, faz puxar pela carola, não recorre a linguagem ordinária, e não é nenhuma ideia importada do México ou da Venezuela com músicas da nossa bela pop tão romântica (felizmente sem tanto sofrimento de amor como o que sofre o coitado do Tony Carreira). Gostava que se recuperasse a obra do Carlos Paião, e revitalizasse com isso a música ligeira portuguesa, de escrita tão inteligente como de simples e inquieta. O Serafim Saudade é exemplo disso, acho que é a única pessoa em Portugal capaz de começar a pedrada no charco, pode ser que outros acordem também. Sandro Franco

 

Sabes Sandro, há uma palavra que passou a ser mágica no universo audiovisual português: barato ! E não há nada mais barato que fabricar vedetas à pressa, das que sejam descartáveis assim que se tornarem mais caras !

 

Olá Herman! Espero que esteja tudo bem consigo. O meu nome é Rafael, tenho 24 anos e admiro imenso o seu trabalho. Confesso que passei a acompanhar mais os seus trabalhos desde que foi para a SIC em 2000. Recordo com saudade o Herman SIC, sem dúvida, o melhor talk-show da televisão portuguesa e lamento a tardia hora a que o Francisco Penim programa o Hora H; tornou-se para mim, impossível assistir ao melhor humor da televisão portuguesa porque, como a maioria, tenho de me levantar cedo para trabalhar. Bem... apesar da minha pouca experiência de vida, aprendi a valorizar o que ela de bom me dá e a reter do menos bom os aspectos positivos que me fazem continuar a caminhar... Se me permite, considero-me mais previligiado que o Herman por acreditar em Algo Superior, ter Fé, coisa que sei não fazer parte da sua vida... No entanto, o Herman é uma pessoa que ao serviço do público, faz um grande bem aos portugueses: alimenta-lhes um sorriso na face, fá-los encarar a vida com mais alegria e isso é um dom que fará de si, sempre o melhor humorista.  

Em Novembro do ano passado, tive a possibilidade de falar directamente com o Herman, à entrada do Coliseu dos Recreios, aquando o concerto do Jamie Cullum, mas a timidez e a vergonha de me dirigir a si foram mais fortes, mas deu para constatar, que apesar de ser a maior estrela da televisão portuguesa, o Herman demonstra ser o mais simples dos seres humanos e isso, acredite, fez-me pensar que apesar da nossa pequenez, conseguimos ter grandes homens e mulheres. O povo é soberano e não permitirá jamais que o Herman se afaste de nós. A si, os meus mais sinceros parabéns! Cá vai a perguntinha... Herman, a SIC é desde os meus 9 anos, desde o dia 06 de Outubro de 1992, a televisão que me prendia ao sofá horas e horas a fio da minha adolescência;  ver a televisão de Carnaxide a passar por esta fase mais difícil desperta a minha curiosidade para o seguinte: que desnorte é este que se abateu sobre a estação? Do seu ponto de vista o que haveria a melhorar e a ajustar na programação de forma a aliciar o público a regressar à SIC? Um grande abraço, Rafael Leandro.

 

Caro Rafael, já vi que és um homem de bom gosto – esse show do Jamie Cullum foi excelente ! Olha, a SIC teve de ir atrás do mercado, e está confinada às novelas, e ao que leio – futuramente – aos reality shows. Sinto sinceramente, que – a par da informação que continua excelente – sou a única herança dos seus tempos de glória. Um crítico dizia no outro dia na rádio: “no dia em que a SIC perder o Herman, completa-se a sua “pimbalhização” total e passa a TVI dos pobres !” Não costumo ser imodesto, mas soube-me bem ouvir isto !

 

Herman: Envio-te este e-mail, com o meu ultimo trabalho aqui na cidade
de Wroc?aw. tenho duas frases: diverti-me a brava (desculpa mas estou a escrever num teclado s acentos em Portugues) Quero fazer isto toda a vida!!!! (teatros na rua para mostrar o nosso pais! Obrigada pelo teu ultimo e-mail, eu disse "que admiro a tua forma de estar na vida, corrigo do HERMAN, claro, mas a Joana e tb importante, optima Jornalista, claro) Acho q nao hei-de morrer sem querer conhecer o Herman pessoalmente. abraco Lurdes pintora p.s. se quiserem, podem editar este mail no blog do Herman, e bom q todos vejam um bom exemplo da nossa cultura la fora, afinal Portugal is THE BEST!!! (apesar claro, da existente opressao de opiniao publica, bem sei, mas tudo e mutavel)

 

Ora essa ! Fazes tenções de morrer assim tão cedo ? Temos de resolver isso !

 

Herman,I am assuming you read english as well as you speak it.  Just to say it was a pleasure to meet you today...finally! After 2 years of trying to do so, nothing is by accident.  Just in case you lost my piece of paper, I wanted to give you my information.  When you get a chance, check out what I've been doing in this crazy country of yours.  http://www.myspace.com/lusoamericana Would love to hear what you think.  It's both in English & Portuguese.  Muitos bjs para si!  Your friendly "sweaty" new American friend, michelle Pereira

 

Michelle ! Adorei conhecer-te ! A mistura States / Portugal é explosiva ! Good luck !

 

Olá Herman. O Meu nome é Pedro Brandão e tenho 29 anos e sou um fã teu desde muito novo. Cresci a ver as tuas series e programas. Enfim mas isto já deves ter ouvido mil vezes.  O que eu te queria cintar é o seguinte:  Não sei porque mas ao ler uma pequena entrevista tua numa revista, recentemente, lembrei-me de uma historia engraçada (acho eu, a esta distância) que envolve o teu nome. Tinha eu os meus honrosos 15 aninhos quando fui de férias pela 1ª vez sozinho (isto é sem a familia) para o Algarve. Como deves imaginar era a adrenalina no máximo, 15 anos, sem os pais, só com 3 amigos ia ser a loucura... e Foi mesmo. Bem com muitas coisas para contar o que interessa realmente aqui é que ás tantas, durante essa inesquecivel semana, lá “engatámos” umas francesas que estavam no mesmo parque de campismo que nós. Coisa e tal, tal e coisa e ás tantas eu e o meu grande amigo Carlos, vamos para a praia cada um acompanhado com as suas “conquistas” Lá vamos nós a passear ele começa a ficar para trás eu vou mais á frente com a minha “amiga”. E cada vez mais nervoso. Grande cena eu ali.... Magrinho como um cão, pela primeira vez na vida sozinho com uma miuda francesa, linda de morrer. As pernas tremiam-me que nem varas verdes, as mãos a suar... que cena. Eu já nem sabia o que havia de dizer.. Mas lá fui mandando uns bitaites meio em inglês, meu em franciu... já estava-mos deitados no chão da praia, a ver a Lua, sem ninguem por perto cenário perfeito... e ás tantas depois de tantos bitaites, lá vou eu fazer a primeira “investida” quando ao chegar com a minha cara perto da dela, sai-me esta cena: “ - Conheces o Herman José?”. Ela muito parva a olhar para mim diz que não e fica á espera que eu avance. Mas eu nada. Eu só pensava como é que alguém podia não conhcer o Herman José. (Mesmo sendo ela francesa e ter 15 anos). Que cena. Não sei porque me fui lembrar de ti naquela altura, mas fica aqui registado ( e que seja motivo de orgulho para ti ) que não minha primeira tentativa de relacionamento “mais a sério” pensei no grande Herman José.  Que cena marada. Bem, para que fique registado, nunca mais consegui nada com ela. Podera. Ali no quase quase e vou falar no Herman Jose.... A gaja deve ter pensado sei lá o quê. Bem tive de apontar baterias para a empregada da piscinca do parque de campismo e lá me safei nesas férias. Nota: O meu amigo Carlos safou-se bem nessa noite. Claro que não falou em nenhum Herman Jose...  Grande abraço. Admiro muito o teu trabalho.

 

Ó Pedro, que história tão gira ! E que orgulho teres pensado em mim ! Sabes que eu perdi os três na praia (em Marbella) com uma quase francesa (Belga, fica ali ao lado) chamada Joelle Vella ? Nunca mais a vi, mas deve ser agora uma senhora com 60 anos ! Se ela aparecer, eu passo-ta ! Essa pelo menos conhece-me e fazes uma caridade ! (risos)

 

Olá Herman . Prazer em ' conhecer ' . Fico feliz por saber que responde às msgs que a Joana lhe reenvia porque isso denota que se interessa pelas pessoas que gostam do seu trabalho . Tenho uma questão a fazer-lhe , o Herman como actor comediante que o é , considera a actriz Margarida Vila-Nova , uma boa actriz ? Eu sou sincero, para mim , a Margarida é a melhor actriz da sua geração . Gostava de saber a sua opinião ... Gosta mais de a ver representar em cinema teatro ou televisão ? E já teve o prazer de a conhecer? Se sim , como a define como pessoa. Cumprimentos, José Lira

 

Caro José, a Margarida é talentosíssima ! E esperta que se farta ! Já a recebi várias vezes no Hermansic, e é do melhor. Tens a minha bênção para continuar a gostar dela !

 

Antes de mais quero agradecer à Joana. Não a quero ignorar porque enfim, é ela o meio que me permite colocar-te estas pequenas questões. Muito Obrigado Joana. “Herlander”, não sei obviamente a idade de todos aqueles que te enviam perguntas, mas parece-me que a grande maioria dos fans que se manifestam têm de trintas para cima. Bom isso deve-te deixar, não triste, mas secretamente desiludido. Um homem que ambiciona morrer jovem como tu deve temer não chegar à malta nova, digo eu. E assim apresento-me, o meu nome é André e falo-te da tenra idade de 23 anos e sou teu fan desde muito cedo. O tal canal fazia-me rir embora eu não percebe patavina do que se passava ali, e lembro-me de rebolar a rir no sofá com o Herman Enciclopédia. Para a minha geração talvez o melhor programa de humor de sempre (porque não conhecemos o que estava antes, e fora de contexto sócio-politico, o tal canal e precedentes não eram tão incisivos).  Antes de te dizer ao que vim quero-te ainda felicitar e pedir-te que por muito que te custe (que imagino que sim) continua a tentar fazer humor neste pais que se aproxima perigosamente de uma nova *PIIIIIIIIIIII*… exactamente… Agora as pequenas perguntinhas. Para quando um DvD do Herman Enciclopédia? Só para a malta não ter que andar a ver coisas em má qualidade no “tutubas” e poder comprar, coleccionar e ver quando quiser o mítico julgamento do Pai Natal ou algumas conversas do nosso amigo Bastos que alteram completamente o humor de qualquer dia? Segunda e última, entre os textos saírem das unhas do pessoal da PF e chegarem ao domingo à noite a altas horas, aquilo é tudo riscadinho não é? Aqueles textos estão nus, vocês “autocensuram-se” imenso não? A equipa sei que não mudou assim tanto, mas os textos no entanto, falta-lhes… algo.. o punch tá abafado com almofadas de penas de faisão… Com isto não fui claro, são os textos, a vontade ou a política que criam o produto final?Ass: André Martins

 

Olha André, antes de mais nada, devo dizer-te que meus apoios mais fervorosos vêm de malta com 14, 15, 16 anos ! Portanto, do meu ponto de vista, estás a ficar velhote ! (risos) Quanto aos conteúdos, lembro-te que produzimos 50 minutos por semana desde Janeiro. Já vamos a caminho das 40 horas de televisão ! Não há punch que aguente tanta produção. Ele está lá, mas diluído em muitas penas de faisão coloridas !

 

Herman es o maior.gosto muito do teu trabalho mas ha uma coisa que gostava de ver: JOSE ESTEBES!era apersonagem que  toda a gente adorava voltar a ver! e a unica coisa que te peço! grande abraço e bom trabalho! Augusto Miranda

 

Augusto, o Estebes foi o convidado central de um dos Hora H mais recentes. Se não viste, a gente facilita-te o link ! O texto estava bem giro !

 

Parabens pelo bom blog. Gostaria de saber se e possivel arranjar e onde, as belas t-shirts que o Herman custumava fazer na altura da roda da sorte. Eram um espectaculo!!! E ainda sao se se conseguirem arranjar. Xau e cumps, Carla.

 

Doce Carla, está nos nossos planos fazer umas T shirts para fãs em breve. É só questão de arranjar convicção e tempo livre para os desenhos ¡

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.