Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Herman José

Herman José

Corrupção dá paródia no Hora H - Correio da Manhã

Joana, 13.09.07

                                                    

O filme ‘Corrupção’, de João Botelho, está tão no centro das atenções que nem Herman José e a sua equipa do ‘Hora H’ ficam indiferentes. Como tal, o humorista decidiu fazer uma versão ‘hardcore’ da polémica longa-metragem.

“É um filme ‘hardcore’ realizado pelo ‘João Pintelho’”, revela. “Agora não sei como é que vão escrever os nomes. (Risos). Talvez com estrelinhas no meio!”, lembra Herman José com uma enorme boa disposição.

Quem são então os protagonistas do ‘O Pito Dourado’? Herman José imita a actriz Margarida Vila-Nova, aqui chamada ‘Mangalhita Pilanova’, e contracena com ‘Bicolau Brochner’, personagem de Manuel Marques que satiriza Nicolau Breyner. Maria Rueff é a magistrada ‘Maria José Marsapo’ e António Machado é o realizador ‘João Pintelho’.

A ideia do sketch nasceu do próprio Herman José que, como admite, teve a ver como facto de “a produção do filme pegar corajosamente num tema quente”. “Quando o guião foi distribuído vinha com um comentário aflito da autora: ‘Possivelmente o Herman vai ter de mudar isto porque está um bocado pesado’”, conta divertido enquanto se prepara para gravar.

Apesar das críticas várias ao horário tardio de ‘Hora H’, Herman não o podia considerar melhor. “É uma mais-valia. Como vai para o ar tão tarde posso respeitar o guião deles”, sublinha. No entanto, admite: “Há aquele desgosto de não estarmos no prime time, mas o horário permite-nos mais coisas.”

‘O Pito Dourado’ tem também uma repórter de serviço. O CM perguntou a Herman José se era uma sátira ao nosso jornal. A resposta foi muito clara: “Não, não é. Devo dizer que acho um mérito mútuo. O CM matou a curiosidade e do ponto de vista da produção é muito inteligente essa operação. Normalmente em Portugal não se faz com tanta determinação e profissionalismo. É uma coisa mais americana.”

Herman não toma partidos e recorda: “Um dos últimos ‘Herman SIC’ teve como convidados Pinto da Costa e Carolina Salgado. Nada me move contra um nem outro. Antes pelo contrário, tenho uma dívida de gratidão para com eles.”

O ‘Hora H’ tem pela frente 19 programas e o contrato de Herman termina em Dezembro. Apesar do futuro ser ainda incerto, o humorista diz não estar preocupado dada a quantidade de espectáculos que tem dado um pouco por todo o Mundo.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.